quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Contra a maré

Conversando com Ricardinho comentei com ele que ser crente se torna uma tarefa muito difícil quando temos que ir contra as práticas sociais contemporâneas. Que práticas são essas? Mentir, sonegar imposto, transar sem casar, bajular, fofocar, e tantas outras. Quem abrir a Bíblia em Gálatas 5: 14-26 vai ver que Paulo repete o que Jesus disse: "Amar ao próximo como a ti mesmo". Esse é o cumprimento da lei.

Por outro lado é preciso crucificar as paixões carnais. Aí é que entra muito do que falei sobre as práticas sociais. Quem vai dizer que se dar bem por conta de uma mentira é ruim? Você pode se sentir culpado por desobedecer a Deus ou por faltar com sua própria ética, mas o benefício foi bom, não é? Você acorda cansado e liga para o trabalho dizendo que está doente. No outro dia aquele seu amigo médico lhe arranja um atestado. E aí? Foi ruim folgar?

Outra situação: você descobre que os pais de sua "amiga" saem toda segunda-feira e a deixam sozinha em casa das 18h30 às 22h00. Daí pensa: estou precisando conversar com minha amiga. Que horário você escolhe? Isso mesmo. E o que acontece? Isso mesmo. Aí depois você chega em casa e lembra que é crente e que deveria "andar no Espírito" e que você seguiu a corrente.

Nadar contra a maré é difícil, mas se amamos a Jesus temos que guardar os mandamentos dele. Isso significa ir contra o "normal", ou o "todo mundo faz assim". Com o crente é diferente. Tem que ser. Um versículo base para ir contra a maré é: "Não vos conformeis com este mundo" (Romanos 12:1) e "... com a tentação dará também o escape" (I Coríntios 10:13). Tem também Hebreus 12:1! Vamos deixar o embaraço do pecado e seguir a nuvem da fé!

Nenhum comentário: